Curitiba/PR

A partir do dia 9 de novembro, a Cia Lumiato desembarca em Curitiba para uma série de ações que difundem o teatro de sombras na capital do Paraná. Durante três dias, acontecem oficinas, intercâmbio com grupo local, apresentações abertas do espetáculo IARA – O ENCANTO DAS ÁGUAS, com sessões em libras e audiodescrição e  bate papos com acesso gratuito para todos os públicos; além de uma sessão fechada da peça para escolas públicas da cidade. O projeto, uma realização da Cia Lumiato, tem patrocínio do Ministério da Cultura, selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.

 

Com um currículo expressivo de apresentações em festivais nacionais e internacionais, o grupo firma-se como o único coletivo da região do Centro-Oeste brasileiro dedicado à técnica de teatro de sombras e vem se tornando referência nesta especificidade de fazer teatro. O jogo de luz e sombras, cores e movimentos dos atores-sombristas propõe a narrativa para a contação das histórias. A CompanhiaLumiato foi criada em 2008, em Buenos Aires (Argentina), pelos atores Thiago Bresani e Soledad Garcia.

 

Nos dias 10 e 11 de novembro, às 16h,  o público curitibano poderá assistir o espetáculo IARA – O ENCANTO DAS ÁGUAS, no Teatro SESC da Esquina. No sábado a sessão conta com tradução em libras e no domingo com audiodescrição. Nas duas sessões, haverão bate-papo após o espetáculo. As apresentações são gratuitas. No dia 9 de novembro, a peça acontece exclusivamente para alunos da rede pública da cidade.

 

 

 

 


card_espetaculo.png
oficina_curitiba.png

Oficina 

Nos dias 10 e 11 de novembro, das 9h às 13h, com acesso gratuito e tradução em libras, acontece a oficina com o grupo,  ministrada pela dupla fundadora da Cia Lumiato, Thiago Bresani e Soledad Garcia. O público terá a oportunidade de conhecer os diferentes estilos de teatro de sombras, desde a tradição oriental até os nossos dias. Exercícios práticos servirão como estímulos para treinar os participantes no reconhecimento de suas próprias sombras, assim como de objetos planos e tridimensionais; manipulação de figuras simples, móveis e fixas; e ainda a transformação da sombra pela sobreposição de objetos e luzes.

A oficina terá oito horas de duração e contará com interprete

de libras. São somente 20 vagas e as inscrições podem

ser feitas até 07 de novembro, através do email circulasombrabr@gmail.com . As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.